A Zécarlos também trabalha com as marcas:

Veja 11 dicas de decoração para renovar os ambientes com baixo custo

Postado em: 27 nov 2017 | Por: | 0 comentário | 16 visitas

Existe sensação melhor do que decorar a própria casa? Renovar e dar um visual novo – e com a sua cara – aos ambientes é revigorante. Mas para deixar o lugar que você mora do seu jeito, é necessário conhecer os materiais adequados para cada espaço. A escolha certa também pode deixar seu cantinho mais iluminado, fresco e até silencioso.

decoração-moderna-apartamento

Apartamento Mostardeiro, por Arquitetura Nacional – Crédito: Marcelo Donadussi

Por outro lado, decorar significa colocar a mão no bolso… Mas a boa notícia é que você pode gastar pouco, pois nem sempre o material mais caro deve ser utilizado. Há muitas opções bonitas, práticas de instalar e de bom custo-benefício. Pensando nisso, conversamos com arquitetos e designers de interiores que deram 11 dicas superbacanas. Confira!

1 – Aposte no conforto

Decoração-para-casa

Residência Nando Reis, por Estúdio Paulo Alves – Crédito: Fernanda Petelinkar

O arquiteto e designer Paulo Alves, titular do estúdio que leva o seu nome, sugere que uma boa decoração deve priorizar o conforto. “O ambiente pode ser finalizado com acabamentos que preencham os espaços, como tapetes, almofadas ou banquetas, sempre variando as cores. Esses aspectos contribuem para uma casa mais aconchegante”.

Já Adriana Fontana, designer de interiores, reforça que basta algumas soluções simples para tornar um espaço novo e cheio de vida. “Algumas dicas gerais podem ser aplicadas em qualquer ambiente, como utilizar almofadas coloridas e objetos diferentes, colocar quadros, revestir os sofás com mantas coloridas ou pintar as paredes”.

2 – Acerte a luz

Paulo Alves menciona, ainda, a iluminação como ponto importante. “Uma boa sugestão é priorizar a luz mais amena e indireta, com cores quentes, em detrimento da luz central. Os abajures também são uma pedida interessante, pois o ambiente se adapta melhor com a iluminação mais branda à noite”.

decoração-de-apartamento

3 – Insira a natureza no ambiente

Usar vasos e plantas também é uma opção simples que pode renovar os cômodos. Basta escolher o tipo, a cor e a espécie que mais agrada e preparar o arranjo. Esses elementos naturais são sempre bem-vindos. E o melhor: estão longe de custar uma fortuna.

4 – Pinte uma única parede com cor quente

Você já deve ter visto em alguma casa uma parede que destoa das demais por ter uma cor mais quente ou escura. Saiba que é uma escolha muito recomendada para destacar a sala de estar, por exemplo, sem precisar gastar muito. Os tons mais pedidos são vermelho, roxo e cinza.

5 – Tire partido de adesivos ou papel de parede

A arquiteta Andrea Pontes é adepta do papel de parede. Além de ser um material barato, é possível economizar com a mão de obra, já que pode ser aplicado por qualquer pessoa. “Se a ideia é mudar, a dica é optar por adesivos e papéis de parede. Existem várias estampas e texturas que, quando combinadas, agregam um estilo único ao espaço. Aquelas que imitam tijolinhos aparentes, por exemplo, proporcionam um aspecto mais industrial ao cômodo”.

6 – Use peças vintage e deixe instalações aparentes

Que tal resgatar aquelas peças antigas que estavam guardadas ou esquecidas? Reaproveitá-las pode ser uma boa escolha. Afinal, o antigo voltou a entrar em cena e é uma das grandes apostas da decoração nos dias de hoje.

Deixar as estruturas e instalações expostas também está na moda. O concreto aparente, por exemplo, traz um visual industrial e lembra os lofts típicos de Nova York. Fica bonito e você não precisará gastar com tinta, revestimento ou qualquer outro tipo de acabamento.

7 – Faça você mesmo

Em vez de gastar dinheiro com mobiliário novo, você pode comprar tecidos e tintas para reformar as cadeiras da mesa de jantar. Outra ideia é usar objetos até então sem uso para outras funções. Uma escada que você estava prestes a descartar pode servir como uma boa estante. Basta pintar da cor certa. Os pallets também podem ser utilizados para enfeites e decoração.

decoração-para-apartamento

8 –Troque os móveis de lugar

Você já pensou em mudar a mesa de lugar? E a estante, não fica melhor em outro canto? Ações simples como essas ajudam a repaginar uma casa. É o que sugere a arquiteta Beatriz Castanho. “Sempre dá para mudar a decoração sem gastar muito. Basta ter criatividade. Inclusive, acrescentar vasinhos de flores, objetos novos ou livros de arte pode ajudar a dar uma nova cara ao espaço”.

9 – Integre os ambientes

Caso o lugar que você mora permita unir um cômodo ao outro, não hesite em fazer isso. A integração otimiza o espaço. Você pode transformar a sala de estar, sala de jantar e a varanda em um único ambiente. E ainda transformá-lo no local perfeito para receber os amigos e familiares.

decoração-rustica-apartamento-360

10 – Saiba como usar espelhos

Mais uma dica para quem mora em lugares pequenos. O uso de espelhos traz a sensação de amplitude e deixa o ambiente muito mais bonito e clean. Além disso, ajuda a trazer mais iluminação por conta do seu reflexo.

11 – Use a criatividade

Nada como usar a imaginação. Que tal criar formas e desenhos nas paredes com quadros, retratos e molduras com espelhos? Outra sugestão é utilizar – ou até mesmo fazer – mosaicos em sua sala de estar. O ideal aqui é ficar atento para não poluir demais!

decoração-apartamento

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Angelo Márcio O. Araújo para se adaptar a todos dispositivos móveis (responsivo), Todos os direitos reservados

Av. Pres. Getúlio Vargas, 4145
Centro Teixeira de Freitas - BA
Fone: (73)3013-5353 / 3013-5454 / 3263-8353

Contato:

  • Financiamento

  • Aceitamos todos os cartões

Desenvolvido por Angelo Márcio O. Araújo para se adaptar a todos dispositivos móveis (responsivo)
Todos os direitos reservados ©