A Zécarlos também trabalha com as marcas:

Qualidade do cimento é importante na construção

Postado em: 4 dez 2017 | Por: | 0 comentário | 8 visitas
Close up of industrial bricklayer installing bricks on construction site

A qua­li­da­de do ci­men­to es­tá di­re­ta­men­te li­ga­da à se­gu­ran­ça da po­pu­la­ção. Ci­men­tos pro­du­zi­dos fo­ra dos pa­drões es­ta­be­le­ci­dos pe­la As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Nor­mas Téc­ni­cas (­ABNT) po­dem com­pro­me­ter as es­tru­tu­ras, cau­sam fis­su­ras, pa­to­lo­gias e, em ca­sos ex­tre­mos, po­dem le­var edi­fi­ca­ções ao co­lap­so (que­da). Pa­ra es­cla­re­cer e dar di­cas so­bre o as­sun­to a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ci­men­to Por­tland (­ABCP) dá al­gu­mas di­cas pa­ra que o con­su­mi­dor exi­ja qua­li­da­de na ho­ra de com­prar ci­men­to.

As­sim co­mo ocor­re em ou­tros seg­men­tos in­dus­tria­li­za­dos, o se­tor da cons­tru­ção ci­vil tem si­do abas­te­ci­do com ci­men­tos fo­ra de nor­ma. De acor­do com o téc­ni­co es­pe­cia­lis­ta em ci­men­to da ­ABCP, Ar­nal­do Bat­ta­gin, o prin­ci­pal ­item na ho­ra de es­co­lher o ci­men­to, in­de­pen­den­te da mar­ca ou do ti­po de ci­men­to, é as­se­gu­rar que o pro­du­to te­nha ates­ta­do de qua­li­da­de. ‘‘Pre­fi­ra ci­men­tos que te­nham o Se­lo de Qua­li­da­de da ­ABCP ou de qual­quer ou­tro ór­gão que pos­sa ates­tar a qua­li­da­de da mer­ca­do­ria. Ca­so não ha­ja se­lo, pe­ça ao re­ven­de­dor o lau­do téc­ni­co com os en­saios. É um di­rei­to do con­su­mi­dor e um de­ver do lo­jis­ta, de acor­do com o Có­di­go Bra­si­lei­ro do ­Consumidor’’, orien­ta ele.

Se­gun­do Ar­nal­do Bat­ta­gin, o pro­ces­so de fa­bri­ca­ção do ci­men­to é uma ati­vi­da­de in­dus­trial com­ple­xa, que exi­ge ri­go­ro­so con­tro­le de qua­li­da­de em to­das as eta­pas de fa­bri­ca­ção. ‘‘Es­te con­tro­le faz par­te das ­ações do Pro­gra­ma Bra­si­lei­ro de Qua­li­da­de e Pro­du­ti­vi­da­de do Ha­bi­tat (­PBQP-H), do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, que es­ta­be­le­ce cri­té­rios e nor­mas pa­ra ma­te­riais, ser­vi­ço e exe­cu­ção de cons­tru­ções do go­ver­no e da ini­cia­ti­va ­privada’’.

Fun­da­da há 70 ­anos, a As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Ci­men­to Por­tland (­ABCP) é uma en­ti­da­de téc­ni­ca, sem ­fins lu­cra­ti­vos, man­ti­da, vo­lun­ta­ria­men­te, pe­la in­dús­tria bra­si­lei­ra de ci­men­to. Foi cria­da pa­ra pro­mo­ver e es­tu­dar pro­du­tos e sis­te­mas à ba­se de ci­men­to. É um cen­tro de re­fe­rên­cia em tec­no­lo­gia de ci­men­to e con­cre­to, re­co­nhe­ci­do na­cio­nal e in­ter­na­cio­nal­men­te, pe­los ser­vi­ços às em­pre­sas as­so­cia­das, ao po­der pú­bli­co e à cons­tru­ção ci­vil.

En­tre os ob­je­ti­vos da ­ABCP es­tão o de­sen­vol­vi­men­to e a di­fu­são de no­vas tec­no­lo­gias e sis­te­mas cons­tru­ti­vos à ba­se de ci­men­to e o acom­pa­nha­men­to das ten­dên­cias do mer­ca­do com uma atua­ção si­nér­gi­ca com to­da a ca­deia pro­du­ti­va da cons­tru­ção.

Fonte: Bonde

Indique a um Amigo

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Angelo Márcio O. Araújo para se adaptar a todos dispositivos móveis (responsivo), Todos os direitos reservados

Av. Pres. Getúlio Vargas, 4145
Centro Teixeira de Freitas - BA
Fone: (73)3013-5353 / 3013-5454 / 3263-8353

Contato:

  • Financiamento

  • Aceitamos todos os cartões

Desenvolvido por Angelo Márcio O. Araújo para se adaptar a todos dispositivos móveis (responsivo)
Todos os direitos reservados ©